quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sobre dirigir

Oi pessoal, tudo bem?

Já faz algum tempo que estou para escrever sobre este tema, mas como ele me desagrada demais eu acabei adiando.
Mas hoje tomei coragem, vamos lá:

Há 10 anos atrás, eu comecei a fazer aulas de direção na auto escola, fiz a prova teórica e passei mas no exame prático...
No exame prático, eu entrei no carro, coloquei o cinto, olhei os espelhos bla bla bla e sai com o carro, tava fazendo tudo certinho quando o examinador começou a questionar se eu não ia olhar no retrovisor (eu estava fazendo isso), se eu não ia mudar de marcha (eu estava fazendo isso), ou seja, eu estava fazendo tudo certinho e ele pressionando, aí veio a baliza. Ahh a baliza!
Nunca tive problema com ela durante as aulas, fazia direitinho, tinha pego as "manhas" já, aí fiz a baliza no exame, o examinador abriu a porta e olhou como o carro estava, fechou a porta e disse: Faz de novo.
Aí meu coração chegou na boca, comecei a tremer, tentei refazer e deixei o carro morrer e ali mesmo abandonei o carro.
Sai chorando tanto que até assuntou quem por ali estava, foi muita pressão, o cara estava claramente querendo dinheiro, eu acho, porque com todo mundo que compartilho essa história me falam que o examinador não pode ficar falando e tal.
Bom, uma semana depois a auto escola me ligou dizendo o valor para comprar a carta, já que eu não passei. Obviamente, ninguém me deu dinheiro para comprar e eu nunca mais dirigi.
Até tentei algumas vezes com meu marido, que na época era namorado, mas tive muito medo. A experiência da prova me traumatizou de certa forma. Acho que agora tenho fobia de dirigir.

Enfim, quase todos os dias alguém me cobra por não dirigir, e isso é muito ruim, é algo mais forte que eu e não uma simples birra. 
Meu marido não me cobra literalmente, mas é seu grande sonho me ver dirigir, ele acha que terei mais liberdade, que aproveitarei mas coisas com as meninas.
Concordo com ele, mas não consigo e tô bem sim, em SP eu pego ônibus e metrô e vou pra onde eu quero, nunca deixei de fazer nada que eu quisesse por não saber dirigir.
Aqui no Rio tenho a vantagem de morar perto de tudo que eu preciso, então faço tudo a pé mesmo, se preciso ir mais longe tem um ônibus fretado do condomínio que circula pelo bairro.
Ontem mesmo o assunto voltou à tona, mais uma vez protelei para o ano que vem começar a fazer aula para pessoas com medo de dirigir, vou tentar mais uma vez, mas confesso que só de pensar minhas pernas tremem!

6 comentários:

  1. Calma que vai dar certo,pensa que não é prioridade,se passar passei,ai voce não vai ficar querendo demais,coloque isso na cabeça e boa sorte,bjo.

    ResponderExcluir
  2. Ei não se estressa com isto. não se sinta cobrada. Dirigir é chato mesmo!! Eu acho!! Mas se vc fizer disto um problema nunca vai conseguir. Minha mãe não andava de escada rolante (tá pode não te nada a ver..kkkk). Mas o dia q ela parou de se preocupar no q aconteceria e subiu, pronto, acabou o medo!!
    Bjim e obrigada pelo apoio na loja. Conto com vocês!!
    Até mais
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Oi, tem milhares de mulheres como você, que têm a carteira e não têm coragem, quer dizer , sofrem de um pânico que incomoda mesmo. É gostoso dirigir, mas quando começamos:
    Nossa, que horror, te chamam de "tudo" na rua,xingam e por aí vai...
    bjusss da Mery.
    Não desista, comece devagarinho e finja que é surda.Entendeu?

    ResponderExcluir
  4. A sociedade tem algumas cobranças clássicas... uma delas é quando você casa e começam com o quando vem o bebê, a outra é sobre dirigir. Parece que você não pertence ao planeta se não dirigir.
    Procure se este desejo realmente existe dentro de você ou ele está sendo imposto. e se encontrá-lo, aulas mais especializadas podem ser boas.
    Eu não dirijo e me sinto super na moda aqui em SP, onde o trânsito não anda, os índices de poluição são alarmantes, e por aí vai!
    O importante é o seu querer e bem estar. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Este é o 2º post qu leio hoje com o mesmo tema....ai ai ....querida n. sou a melhor pessoa a ti dar conselho algum aliás acho que a última pq. sofro do mesmo "problema" e pra mim a cobrança das pessoas é f@@@da, ODEIO que toquem no assunto ou venham com aquele papinho mole de (vc. precisa / vc. tem) affi.....mas vou abrir meu coração aqui pra vc. eu tenho vontade simmmmmm de dirigir de ir e vir sem depender mas meu medo/pânico é maior eu tenho carta e logo que tirei bati o carro e sei que preciso fazer aula pra perder esse medo, estou a meses com o telefone de um professor especializado e só de olhar o numero minha perna treme, mas EU PRECISO, e acho que o caminho pra vc. é esse tb. aulas especiais.....Paty ninguém é melhor que ninguém se todos conseguem pq. nós não ?????????

    ResponderExcluir
  6. Paty, conheci seu blog pelo Minha mãe que disse e logo o primeiro post que leio aqui é sobre o mesmo "mal" que sofro. Tenho carta de carro e moto, mas não dirijo nada! Até arrisco quando meu marido bebe além da conta, mas ele fala tanto, me cobra tanto, joga tanto isso na minha cara que me frusta ainda mais, e cada vez tenho menos vontade de pegar no volante. E agora que estou grávida a cobrança triplicou! Penso que se tivesse um carro "só" meu, talvez eu desencanaria, mas só de pensar gela tudo! Acho que isso tem a ver como ser perfeccionista, não tenho medo de dirigir, mas sim de errar e ser cobrada por isso!

    ResponderExcluir