quarta-feira, 27 de março de 2013

Sou louca?

Olá, tudo bem?

Dei uma sumida, mas aqui estou novamente! rs

Já me mudei para SP, deu tudo certo com a nova escola da Isabela e da Maria, ambas estão amando as escolas. 
Nosso apto está quase pronto, só falta chegar o guarda-roupa, mas já estamos adorando a nova vida em SP. 
Estar perto da família é a melhor coisa do mundo, depois de uma temporada longe, a gente passa a valorizar coisas diferentes. 

Hoje resolvi falar sobre um preconceito que tenho sofrido. rs
É pelo fato de ter parado de trabalhar fora para trabalhar em casa (sim, ser dona de casa é um trabalho). Eu sou formada, trabalhei em um grande banco americano e quando nasceu minha segunda filha resolvi parar de trabalhar. Primeiro porque tínhamos acabado de mudar para o RJ e lá o custo de vida era bem mais alto e eu não tinha nenhum parente para ajudar, então sair para trabalhar seria ganhar dinheiro para pagar escola e empregada para cuidar das minhas filhas. 
Decidi que então eu ficaria em casa com elas, cuidaria de tudo e economizaríamos uma boa grana. Meu marido a princípio foi contra pq ele acha que eu tenho potencial demais para ficar em casa, mas eu falei que ia dar certo e ele topou. Hoje acha que fizemos a melhor escolha, mas a sociedade não.

As pessoas, principalmente mulheres sem filhos, não conseguem entender como eu posso depender do meu marido e ficar em casa cuidando das coisas. Eu digo que eu amo a minha vida, cuido da casa, da roupa, da alimentação deles, ajudo a Isabela com as dúvidas da escola, vou às reuniões escolares, faço o café do meu marido todas as manhãs, passo as camisas dele e a roupa da casa toda. Enfim, não sou inútil e não sou menosprezada por isso dentro de casa. Meu marido é meu maior parceiro, se ele chega em casa e não tive tempo de lavar a louça, ele me ajuda numa boa, assim como eu seguro as pontas quando ele precisa entrar mais cedo ou sair mais tarde. 
Hoje também tenho feito alguns artesanatos (scrapbook minha paixão), então divido bem as tarefas de casa e minha nova ocupação, que já tem gerado uma pequena renda, agora com a Maria na escola pretendo dedicar mais tempo a essa nova atividade (em breve posto fotinhos do que ando aprontando).

Outra coisa que me fez escolher ficar em casa, foi o fato de ter trabalhado e feito faculdade com a Isabela bebê, entrei na faculdade grávida e sai quando ela já tinha 4 anos. Foram dias cansativos, dias que eu chegava em casa e não a via acordada, dias em que não ajudei na lição de casa. Não queria repetir com a Maria e nesse tempo que parei de trabalhar, pude me dedicar a ajudar a Isa nas dificuldades que ela teve na escola. 

Claro que o dinheiro faz diferença, hoje meu marido consegue bancar a casa sozinho, se não seria diferente e seriamos felizes do mesmo jeito. Tenho certeza!!
E acho que cada um tem que fazer o que o coração manda, a situação financeira permite e respeitar a opinião dos outros. 

Um beijo e até a próxima.


6 comentários:

  1. Oi Patrícia.
    Sua decisão foi importante para a vida de vocês.

    Quando minha irmã nasceu minha mãe também tomou esta decisão. Também foi criticada.

    Poderia ter escolhido pelo serviço, dinheiro e não pela família.

    Ela não se arrependeu. E nós, filhas, agradecemos. :)

    Vemos a mulher se sobressair na sociedade, conquistando empregos bons, lugares de destaque. Mas elas também têm liberdade de escolher ficar em casa e cuidar de seus filhos.

    Abraço pra você

    Bjo e feliz Páscoa.

    filhadejose.blogspot.com
    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha Patrícia. Poder cuidar dos filhos bem de perto é sempre uma escolha certa. Eu pude conciliar a criação do meu segundo filho bem de perto. Muito mais do que o primeiro. Mas graças a Deus tive a felicidade de ter um trabalho com horários bem flexíveis para poder conciliar tudo. Obrigada pela compra da agenda. Fiquei feliz de saber hoje que foi você. Um beijo, Ro

    ResponderExcluir
  3. Pois permaneca assim Patricia, encarando o preconceito e fazendo o que vc acredita ser certo. A opiniao das pessoas nao importa mt sabe? é claro que incomoda que elas nos vejam como cocadoras de saco profissionale ainda nao ganhando um salario, mas se vc tá feliz com o que decidiu, porque dar trela ao que falam, ne? o importante é ser feliz com nossas escolhas. E ponto final.

    Eu ja fiz tantos posts falando sobre isso. Tambem ja sofri preconceito por ter decidido ficar em casa e ainda sou cutucada por alguns até hoje, mas nao ligo mesmo. E assim como vc, tbm acredito que ter uma formacao academica é importante, tive meu filhos durante a facul, levava filhos comigo pras aulas, demorei mt a terminar a faculdade, trabalhei dois anos depois de formada, mas agora (quero dizer, já fazem 6 anos), decidi mesmo ficar em casa, cuidando de tudo e acho linda nossa importantissima funcao. Continue firme garota! vc está no caminho certo.

    Bjs e sucesso com seus hobbies que ainda estao te dando uma graninha ;-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita.
    Feliz dias das mães.

    Bjo

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  5. Paty
    que bom que me escreveu! Estávamos sumidas! Não tinha visto este seu post. O google reader acabou e eu me perdi. Outro dia estava procurando vc no face. Eu digo que tenho 3 patrícias amigas virtuais. A P. Lara eu encontrei agora no Instagram,e por lá estou mais frequente, estamos nos falando mais. Não consigo mais ter tempo para falar sempre com minhas queridas amigas blogueiras. Uma pena....
    Se tiver face ou IG me avisa,que fica mais fácil da gente conversar!
    Nossa e eu estive em São Paulo 2 vezes em junho e julho.Mas quando for de novo vamos nos encontrar com certeza. Que lugar vc mora? Fico sempre em Higienópolis, mas a gente dá um jeito de se encontrar.
    Adorei seu desabafo! Pra ser sincera eu lhe invejo e não acho que deva se preocupar. Tem muita gente indo na direção contrária, querendo ficar em casa e cuidar dos filhos e eu super admiro. Se eu tivesse outro filho, acho que também pararia. Estou só com 1, mas sei que não conseguiria me dedicar a 2 filhos de uma forma satisfatória. Acho que temos muitas obrigações e se não abrirmos mão de algumas, não fazemos nada bem feito. Enfim, parabéns!! Admiro a sua coragem e o seu amor. Ser dona de casa e mãe é muito mais trabalhoso, sem dúvida, mas é mais prazeroso também.
    Espero que a gente se fale mais vezes!
    bjooooo e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  6. Saudade.
    como foi a adaptação? E as menininhas lindas, estão gostando da nova escola?
    Beijo!

    ResponderExcluir