quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fono - Parte 1

Outro dia a Be chegou com a nota da primeira prova de matemática, 5, quase tive um treco. rs
Ela nunca foi muito fã de matemática, mas sempre tirou boas notas, ela ficou tão decepcionada com esta nota que nem precisei chamar atenção, ela já se culpou o suficiente. 
Entendeu que seria preciso estudar muito mais para conseguir recuperar a nota.
Uma semana depois a professora me chamou na escola para conversar, achei que fosse para falar desta prova. 
Chegando lá, estava a prof e a coordenadora, que me explicaram que a Be tem dificuldade de interpretação de texto, que ela não consegue escrever respostas completas, quando tem que fazer alguma redação ela foge completamente do tema. Outro ponto é que ela espelha letras e troca fonemas. 
Tudo isso atrapalha ela em todas as matérias, especialmente matemática, pois ela não consegue compreender o problema e faz conta errada, nas outras matérias ela responde de maneira muito simples, quando tem potencial para escrever mais. 
Eu fiquei surpresa com tudo isso, não esperava que ela tivesse dificuldade em tudo isso, eu já tinha percebido esses pontos mas como ela tem 7 anos e está no terceiro ano, achei que fosse da idade, que até o final deste ano ela aprenderia técnicas para escrever melhor e dar estas respostas completas. 
Um ponto que percebo em casa é que ela perde o foco quando conta história para gente, ela detalha tantas coisas, conta tantos pontos que esquece o motivo principal. Comentei isso com elas, que meu marido e eu pegamos muito no pé dela no que diz respeito à atenção/foco.
A coordenadora perguntou se eu já tinha pensado em procurar ajuda, eu respondi que eu nem imaginava que isso fosse um problema e muito menos que fosse preciso de ajuda fora da escola, para mim estes pontos poderiam ser solucionados pela própria professora com exercícios e treino. Ela me explicou que seria necessário ajuda de um profissional de Fonoaudiologia. Fiquei mais surpresa ainda porque para mim fono só cuidava da fala. Santa ignorância!
Ela me passou uma lista de profissionais que a escola recomenda. Cheguei em casa e fui pesquisar o que uma fono fazia e quais eram os problemas de aprendizagem.
A prof ressaltou que se as provas fossem orais ela tiraria 10 em todas, pois ela sabe o conteúdo, mas não consegue colocar no papel.
Bom, descobri que a Be realmente precisava de um acompanhamento, nos sites que li quais são os indícios que os pais devem perceber para procurar um profissional, de 10 a Be se encaixava em 7 pelo menos. 
Me senti culpada nesta hora, porque sempre brigamos muito com ela cobrando atenção na hora de fazer as coisas, melhora na letra (até isso faz parte), foco para contar as histórias etc, mas logo me desculpei porque eu não sabia que era um problema que precisava de ajuda. Não sabia mesmo.
No mesmo dia marquei uma avaliação com uma das fonos indicadas, fomos a família toda da sessão e a fono conversou bastante com a gente e com ela, explicou que a princípio ela não tem nenhum problema que fosse pontuado na hora, mas que ela precisaria fazer vários tipos de avaliação para identificar.
Serão 4 sessões, uma por semana, nestas sessões elas farão jogos e brincadeiras de estratégia, raciocínio, lógica etc, e no final destas sessões ela já vai ter uma avaliação se será preciso ou não do trabalho dela. 
Disse que caso o problema seja interpretação e escrita de texto, elas juntas vão desenvolver técnicas para que ela consiga escrever melhor.
Ela já foi em duas sessões, tem adorado as brincadeiras, queria que tivesse sessão todos os dias. 
Enquanto isso tenho treinado bastante com ela ler textos, fazer a interpretação e a escrever redação também, não só na tabuada e continhas como antes. 
Agora vamos esperar para ver o que vai acontecer. 
bjs


3 comentários:

  1. Esqueça isso de culpa Patrícia. A intenção é proporcionar o melhor, só que muitas vezes nem imaginamos que pode haver algo mais.
    Parabéns à escola e a vocês pais que intervieram rápido assim tudo vai melhorando.
    Legal você compartilhar esta experiência aqui; eu também não sabia que uma fono pudesse atuar até na melhora da letra.
    E todo esse carinho com leituras juntas, serve não só para a escola, é também um alimento para mãe e filha!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, para você que gosta de artigos ligados à educação:

    http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/letra-feia-problema-681106.shtml

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Patricia, foi muito bom ter você com a gente no DCC, e fique de olho nos nossos blogs particulares, aos poucos vamos colocando algumas dicas por lá também!
    Beijos!!

    ResponderExcluir