terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amamentação

Ontem começou a Semana Mundial da Amamentação e está rolando uma blogagem coletiva sobre o tema.
Então resolvi falar um pouquinho sobre as minhas experiências sobre o assunto.


Quando a Belinha nasceu ela mamou assim que saiu da minha barriga, durante a estadia no hospital foi tudo tranquilo e maravilhoso, mas quando chegamos em casa aí a coisa mudou.
Meus seios doiam muito, os bicos racharam e estavam tão cheios de leite que eu chorava de dor, mas em momento algum pensei em desistir. Meu marido saiu a caça de uma bombinha pra ajudar tirar o leite porque só a água morna durante o banho e as massagens não estavam dando conta. Graças a Deus ele encontrou uma bombinha maravilhosa da EME chamada Matern Milk, ela é elétrica e a vácuo, então você controla a intensidade da sucção. Foi um alívio mas não o suficiente porque os bicos ainda estavam rachados, apesar da pomada que eu estava passando para cicatrizar.

Assim passei uns 3 dias até que meu padrinho (que tinha tido filho há um ano) me apresentou as conchas para amamentação e tudo se resolveu. rs
Com essas conchas (não me adaptei a de silicone, só a de plástico mesmo) o bico cicatrizou porque não tinha contato com o sutiã e a pomada podia fazer efeito tranquilamente.
Aí foi só alegria e a Belinha foi amamentada exclusivamente até os 4 meses mas amamentei até os 11 meses, só parei porque ela já tinha dentinhos e me mordei, foi dolorido, inflamou e como ela estava ótima de saúde, bem acima do peso e bem grandinha, meu marido, eu e a pediatra decidimos que já era possível parar de amamentar.
Foi tranquilo para todos nós, senti falta de tê-la em meus braços para mamar mas foi maravilhoso ver sua independência.

Enquanto amamentei a Be, eu tinha muito leite e ela não dava conta de mamar tudo, então comecei a doar e foi uma grande satisfação para mim e toda família pois estávamos fazendo um bem para muita gente.

Com a Maria o processo foi bem parecido, porém eu coloquei uma prótese de silicone depois que amamentei a Belinha e tinha muito receio de não ter leite.
Mas graças a Deus, no momento que a Maria nasceu ela mamou por 15 minutos e confesso que foram os 15 minutos mais maravilhosos da minha vida, porque eu tinha muito medo de não ter leite por conta de uma cirurgia estética. 
No hospital tudo ótimo e maravilhoso, mas quando chegamos em casa as dores começaram novamente por causa do peito cheio, do bico rachado e corre atrás de uma nova bombinha pois a nossa se perdeu numa mudança.
Meu marido correu pelas lojas e farmácias e eu pela internet mas não encontramos a bombinha como a nossa, estava em falta, então ele comprou uma manual da NUK que não teve o mesmo efeito, mas as conchas estavam lá e ajudavam um pouco, os dias se passaram e tudo só melhorou quando ela estava com uma semana mais ou menos e já conseguia sugar com mais força.
Aí tudo voltou a ser lindo e maravilhoso e ela continuou crescendo e ganhando peso.
A Maria foi amamentada até os 10 meses porque ela estava me fazendo de chupeta literalmente. Acordava de hora em hora para por a boca no meu peito e adormecer, tentei várias técnicas mas o negócio dela era ficar no meu peito, eu adorava a sensação mas o cansaço estava me consumindo.
Então decidimos que dava para parar pois ela estava saudável, acima do peso e tudo mais.
O desmame dela foi tão tranquilo quanto o da Be, se adaptou fácil a mamadeira e ao leite e dois dias depois já estava indo passar as férias em São Paulo com os padrinhos. Nem sentiu minha falta. rs
Mas pra mim tudo bem, adoro ver minhas filhas felizes e saudáveis.

Amei amamentar e foi uma experiência maravilhosa!!!

Um comentário:

  1. Eu infelismente nem com Helô nem Mimi conseui amamentar mais que 4 meses, pq. meu leite simplesmente seca (e eu sofro), mas sou incentivadora da amamentação, se Mirella tivesse mamado até 1 ano garanto que não teríamos tidos os problemas todos de alergia alimentar.
    Bjs. e ótimo final de semana.
    (a Bela me prometeu dicas de casaquinhos rs)

    ResponderExcluir